Encontro místico com o oráculo do budismo tibetano

69
Arthur e o oráculo Tashi Delek

Nos bastidores do budismo tibetano, uma figura se destaca com muita relevância e tem a função de ser o oráculo das tradições e atualidades. Em diversas religiões e principalmente no budismo tibetano a consulta ao oráculo é um aspecto fundamental no seu dia-a-dia, para predizer o futuro e solucionar os problemas internos e externos do governo.

Espalhados pelo Tibet, centenas de médiuns praticam esta função. O principal e mais importante é o oráculo do mosteiro de Nechung , onde se manifesta Dordje Drakden, uma das divindades protetoras do povo tibetano. Originalmente esta divindade apareceu no Tibet como descendente do sábio indiano Dharmapala.

O oráculo atual é o simpático monge Thupten Ngodup que tive a oportunidade de conhecê-lo em algumas viagens para Índia. O cara é absolutamente incrível. Sua morada é o mosteiro de Nechung, em Dharamsala no estado de Himachal Pradesh no norte da Índia onde se encontra em exílio o governo tibetano.

Em diversas religiões e principalmente no budismo tibetano a consulta ao oráculo é um aspecto fundamental
Em diversas religiões e principalmente no budismo tibetano a consulta ao oráculo é um aspecto fundamental

O venerável Thupten Ngodup tem o titulo de Kuten-la (honorável base física). Nasceu no Tibet em 1958, mas fugiu para o Butão na metade dos anos 60. Em 1971 entrou para o mosteiro de Nechung e conclui seus estudos monásticos em 1981. Com a morte em 1984 do antigo médium oficial de Nechung, o oráculo silenciara.

Passaram-se três anos. Na data de 31 de março de 1987 segundo dia lunar do segundo mês tibetano o Venerável Thupten Ngodup recitando texto de invocações juntamente com outros monges, incorporou e ficou possuído pelo oráculo de Nechung.

DSC_8125

Trabalho do oráculo é grande importância
Trabalho do oráculo é grande importância

Recentemente Kuten-la disse: “A vida do oráculo de Nechung não é um trabalho fácil, é uma responsabilidade nacional. O meu serviço é totalmente voltado para o Dharma e o Tibet, o restante não tem importância”.Kuten-La complementa: “Quando entro em transe não me recordo de absolutamente nada. Lentamente sou possuído e gradualmente me sinto longe da minha identidade interior e espiritual”.

As aparições para o povo tibetano de Kuten-la incorporando são raras
As aparições para o povo tibetano de Kuten-la incorporando são raras

No ápice do transe, a presença divina de Dordje Drakden manifesta-se com uma voz das profundezas alternando com gestos e danças rituais. Utiliza um riquíssimo traje religioso com um pesado elmo de ouro incrustado de pedras preciosas.

Esta cerimônia transcorre no mosteiro de Deprung, com a presença de Sua Santidade O Dalai Lama e membros do governo tibetano. As aparições para o povo tibetano de Kuten-la incorporando, realiza-se raramente, e quando acontece, transforma-se num grande turbilhão de fé e devoção.

"O meu serviço é totalmente voltado para o Dharma e o Tibet", disse o oráculo
“O meu serviço é totalmente voltado para o Dharma e o Tibet”, disse o oráculo

O cineasta Martin Scorcese em seu maravilhoso filme Kundun colocou algumas cenas do transe da divina criatura. Religião é religare, conectar-se com o divino. Tashi Delek. Arthur Veríssimo.

Siga @verissimoarthur