A Califórnia brasileira fica no Paraná; vem conhecer

2340
Califórnia, distante 70 km de Londrina, no Paraná

Viajar pelo Brasil é um prazer inigualável em todos os sentidos. Com 8,5 milhões de quilômetros quadrados e fazendo fronteira com 10 países, o nosso país possui mais de 5.570 municípios espalhados por 26 estados. Nossa biodiversidade é fascinante e possuímos regiões e cenários exuberantes. Para conhecê-lo, você tem que estar conectado com o espírito da aventura que borbulha na imaginação e no DNA de todos nós. A variedade de ecossistemas com serras, chapadas, planícies, cachoeiras, cânions, matas, rios, sertões, cerrados e imensidões encantam expedicionários, aventureiros profissionais e marinheiros de primeira viagem.

Califórnia, Paraná
Califórnia, Paraná
Igreja São Francisco de Assis
Igreja São Francisco de Assis

Com este propósito, decidi procurar algumas cidades com nomes americanos em solo brasileiro.  Nosso radar captou diversos municípios pelo Brasil, e Califórnia, no Paraná, foi nosso primeiro destino. Califórnia está distante 70 km de Londrina. As placas pela estrada já indicavam que a pequena cidade de 8 mil habitantes se desvendava em nossa jornada. Logo na entrada, fomos recebidos pelo imenso pórtico de boas vindas. Em poucos minutos, cheguei ao coração da cidade onde está a belíssima igreja de São Francisco de Assis. Tinha como cenário os raios de sol no entardecer emoldurando as torres da igreja. Me instalei  em um hotel e fui conhecer alguns personagens locais.

O radialista Silvio Pires
O radialista Silvio Pires

No dia seguinte, invadi a rádio local (Califórnia FM 87,9) e conversamos com o radialista Silvio Pires. Ao final, ele fez questão de nos levar à casa da quituteira dona Ana Luiza, ou melhor, Tia Lu. Ela é a mais famosa fazedora de paçoca em toda a região. Dona Lu estava literalmente com a mão na massa fazendo suas iguarias de amendoim e, óbvio, degustei a paçoca.

A quituteira Tia Lu
A quituteira Tia Lu

Ao final, conheci a figura mais folclórica da cidade, o senhor Pedro Mandioca, que desde o século passado desfila pelas ruas de Califórnia com sua instalação de alto falantes e bicicleta a tocar músicas e hinos. Figura iluminada este Pedro Mandioca.

Jogando conversa fora na Califórnia paranaense
Jogando conversa fora na Califórnia paranaense

Me sigam também no Instagram @verissimoarthur