Feitiçaria pura! O misterioso Mercado de Sonora, no México

234
Mercado de Sonora, na Cidade do México

Já rodei o México em muitas viagens e o mercado de Sonora sempre esteve no meu radar. Localizado  no bairro  Merced Balbuena, na cidade do México, o Mercado de Sonora é um dos músculos cardíacos da feitiçaria e da espiritualidade no país. O México é um país de tradições milenares e civilizações fascinantes: Zapotecas, Mixtecas, Aztecas e Maias, e o  Mercado de Sonora é o caleidoscópio desta espiritualidade mexicana.

Visitando o Mercado de Sonora
Visitando o Mercado de Sonora

Já rodei por todos os continentes e conheço centenas de mercados pelo planeta. Sonora é o  mais impressionante com sua diversidade de objetos, plantas, artigos e produtos de Santeria, magia Azteca, feitiçaria maia, vodu haitiano, afrodisíacos, incensos, estátuas de divindades e a presença da Virgem de Guadalupe e da Santa Muerte  em todas as tendas.

Bruxaria!
Bruxaria!

O Mercado é um labirinto de corredores, vielas e dezenas de consultórios com videntes, xamãs, curadores e bruxos com suas fórmulas e limpezas para os males do corpo e do espírito. Sintonizado, fiquei vagando pelo complexo e vasculhando todas as vendinhas, como se fosse um mix de Tintim e Harry Potter.

Mercado de Sonora
Mercado de Sonora

Como num passe de mágica, o imprevisível surgiu. A feiticeira e sacerdotisa Luckcero Aghakan  estava na esquina do setor de bruxaria, em uma instalação repleta de estátuas, bandeirolas, velas,  santuários e imagens. Bati o olho e senti a vibe de Aghakan e no ato pedi pra fazer uma limpeza. Lukcero se diz politeísta e que esta a disposição para “sanar a salud e traer buena e mala suerte”. Dentro de um pequena saleta  abarrotada de imagens consagradas,  Aghakan leu minhas mãos e sussurou uma série de conselhos. Na parte externa, recebi a ‘limpia’ tão aguardada. Aghakan batia com firmeza com  ramas de plantas medicinais e, ao final com uma garrafa de rum Santeria, espirrou o liquido  por todo o corpo. Saí do local pleno de energia e disposição para conhecer as fascinantes pirâmides de Teothiuacan.

Quinquilharias
Quinquilharias

 

Agradecimentos: Revista Tá Suave

Me sigam também no instagram @verissimoarthur