Lajedo do Pai Mateus é quase um outback australiano no interior da Paraíba

O Lajedo do Pai Mateus é uma extensa elevação rochosa de 1,5 km, onde encontram-se espalhados mais de cem blocos de granito arredondados que parecem ter sido colocados por uma força superior

4711
Lajedo de Pai Mateus. Foto: Acervo Arthur Veríssimo

A viagem pelo interior da Paraíba fluía com cenários inusitados. Após percorrer 190 quilômetros desde a capital João Pessoa, um enorme letreiro Roliúde Nordestina surgiu no horizonte. A cidade de Cabeceiras recebeu este título pois foi ambiente de dezenas de filmes e séries para a TV.

arthur_roliude_nordestina

O visual do Cariri paraibano foi imortalizado pelo filme Auto da Compadecida, dirigido por Guel Arraes e baseado na peça de teatro do genial Ariano Suassuna. Por toda a região, a criação dos caprinos está presente. Todo mês de junho acontece uma festa sui generis, “A grande festa do Bode Rei”.

Depois de circular pela pequena cidade, seguimos para o nosso destino: o fascinante Lajedo do Pai Mateus, que está distante 20 km. O Lajedo do Pai Mateus é uma extensa elevação rochosa de 1,5 km, onde encontram-se espalhados mais de cem blocos de granito arredondados que parecem ter sido colocados por uma força superior.

arthur_lajedo6

O lajedo fica dentro da propriedade do hotel-fazenda Pai Mateus, na região central da APA do Cariri. O hotel possui um time de guias de alto nível para os curiosos e viajantes realizarem trekkings e passeios. Aproveitei para descansar e logo cedinho parti para conhecer o Lajedo. Quando cheguei a base do Lajedo, meu coração disparou de felicidade.

arthur_lajedo1arthur_lajedo2
Fui subindo suavemente, respirando e apreciando o maravilhoso cenário. Num dado momento, o guia esclareceu que especialistas e geólogos afirmam que o local foi datado em mais de 500 milhões de anos, isto é, do período pré-cambriano. Que todo aquele cenário de pedras arredondas (algumas pesando 45 toneladas) surgiram de 70 quilômetros de profundidade e afloraram na superfície. Belezas criadas totalmente pela força da natureza. A paisagem é alucinante e possui características geológicas encontradas no outback australiano.

arthur_lajedo5

Aproveitei para meditar e conhecer algumas grutas nas gigantescas pedras ocas. O uivo dos ventos seguia como trilha sonora na caminhada. Diz a lenda que a origem do nome surgiu do ermitão Pai Mateus. O ancião viveu em uma gruta no século 18 e atendia as pessoas realizando trabalhos de cura seguindo as tradições indígenas da região.

Passei o dia inteiro desbravando o Lajedo. Aproveitei para conhecer a Pedra do Capacete, a Casa do Pai Mateus encravada dentro de uma rocha, a Pedra da Energização e outras curiosidades. O grand finale foi ao pôr de sol, onde o visual alaranjado do firmamento acariciava a cor cinza das pedras e a imensa formação. Uma experiência que recomendo. Quando for a Paraíba, faça esta jornada e conheça um dos locais mais exuberantes e místicos do Brasil.

arthur_lajedo3
Serviço:
O site do hotel-fazenda Pai Mateus indica as maravilhas e histórias da região.

arthur_lajedo4