Absoluta liberdade! Como é saltar de paraquedas em Boituva, pertinho de SP?

576

Uma força estranha movimentava meu corpo e espírito pela rodovia Castelo Branco nas cercanias de São Paulo. Estava a caminho da cidade de Boituva, distante 116 quilômetros da capital. Minha mente borbulhava diante da façanha e proeza que iria realizar: havia tomado a decisão de materializar o sonho de saltar de paraquedas e voar como um pássaro.

Para realizar aventura, fui conhecer o Centro Nacional de Paraquedismo, que abriga algumas escolas e é referência mundial, considerada a maior área para o esporte na América Latina. O lugar é impressionante. São 90.000 metros quadrados de área verde com uma vista panorâmica alucinante com o vaivém dos paraquedas no ar.

Na escola Paraquedismo Boituva, recebi todas as informações dos cursos, aulas e voos. Minha intenção era fazer um salto duplo, a maneira mais fácil de voar como o Pegasus. Durante 15 minutos, fui orientado sobre como deveria agir no salto agregado ao instrutor. Eduardo Meirelles, meu anjo da guarda nesta proeza, tem em seu currículo mais de 8 mil saltos e 16 anos de atividade no paraquedismo.

IMG_3555Suas palavras transmitiam segurança e tranquilidade. O céu estava de brigadeiro, com pouquíssimas nuvens e propício para saltos. Acompanhava com olhar aguçado a última checagem dos equipamentos e, repentinamente, já estava sentado com a equipe dentro de um pequena aeronave. À medida que subíamos, meu coração disparava. Olho para o relógio do avião e percebo que estamos a 12 mil pés de altitude (equivalente a 3.700 metros de altura).

A porta é aberta e dois atletas-instrutores da equipe se lançam ao espaço. Vou caminhando agachado até a beirada, conectado com o instrutor, e despenco do avião. O primeiro impacto é impressionante: experimento uma queda livre de 45 segundos a mais de 300 quilômetros por hora. Na sequência, os paraquedas se abriram e voamos durante 7 minutos. Um verdadeiro rito de passagem. Sensação de absoluta liberdade. Para quem deseja grandes emoções, saltar de paraquedas é a pedida certa.


IMG_3426Como e onde saltar
Para poder realizar seu salto duplo é necessário ter mais de sete anos de idade e pesar até 95 quilos. Os menores de 18 anos necessitam apresentar uma autorização assinada pelos pais ou responsável em papel impresso com firma reconhecida.

Para você ter ideia do altíssimo nível do local, em setembro de 2004 a Paraquedismo Boituva foi a sede do Campeonato Mundial de Paraquedismo.

O local é a única escola no Brasil autorizada a ministrar o curso Accelerated Free Fall (AFF), que consiste em 10 horas de aula teórica, um salto duplo de instrução e mais oito saltos livres. Ao final do curso o aluno fica em um lugar suspenso onde simula todas as condições do salto para saber se o futuro atleta está apto para voar. Para maiores informações de preços, saltos e cursos, mergulhe no site www.paraquedismoboituva.com.br.

IMG_3445