Uma travessia de canoa polinésia no Rio de Janeiro com minha filha

645

O sol começava a despontar no horizonte e eu e minha filha Victória já estávamos com os pés na belíssima Praia Vermelha no Rio de Janeiro. Este cantinho telúrico do Rio está localizado em um ponto crucial da orla carioca. A praia está encravada entre os morros da Urca e da Babilônia, além de ser o ponto de partida para os bondinhos subirem até o Pão de Açúcar. Desfrutava daquela generosa paisagem e observava uma canoa lá longe no horizonte, cortando as águas do oceano. Havia marcado um encontro com os responsáveis de uma equipe de canoa polinésia.

A canoa polinésia, também conhecida como havaiana, é uma modalidade esportiva que tem suas origens há 3 mil anos, quando os povos polinésios a utilizavam como uma forma de navegação no Oceano Pacífico.

DSC_5163Aproveitava o calorzão, mergulhando e brincando com minha adorável Victória. Como num passe de mágica eis que surge a canoa com um grupo de seis atletas cheias de energia e disposição. Quando o instrutor e mestre na arte da canoagem Marcelo Depardo chegou, já foi nos orientando. Recebemos algumas instruções de como proceder na navegação. Victória borbulhava de felicidade e eu seguia no embalo dela. Com completa segurança, colocamos a canoa no mar e iniciamos nossa travessia.

O fluxo é impressionante. A embarcação tem aproximadamente uns 14 metros e duas flutuadores laterais. Victória exibia completa sincronia com os graduados da equipe. Após meia hora remando, chegamos a um ponto do oceano em que presenciei uma das vistas mais lindas do planeta: diante de mim, o Cristo Redentor, as montanhas, o mar e o Pão de Açúcar.

Naquele epicentro, nosso instrutor Marcelo convocou o time a mergulhar e aproveitar para dar umas braçadas. Ficamos feito golfinhos durante um tempo, que mais parecia uma eternidade. A água refrescante, a natureza e a companhia de pessoas especiais me reconectou com o planeta Terra. Victória flutuava e fazia perguntas técnicas para o grupo. Na volta, continuamos o trabalho de equipe seguindo os preceitos de uma boa navegação. O dia permanecia ensolarado e, ao final da nossa travessia, agradeci do fundo do meu coração por ter compartilhado aquela abençoada experiência.

As águas da Praia Vermelha estão entre as mais limpas da cidade do Rio. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), ela só perde para Prainha, Grumari e Recreio, que são praias oceânicas. A Praia Vermelha fica voltada para o oceano e não tem lançamento de água pluvial e esgoto direto na praia como outras tantas. E ainda tem a corrente marinha, que traz água de alto-mar e faz a renovação constante.

DSC_5166Onde fazer
Carioca Va’a Clube
Telefone: 55 21 99563-7174
O Carioca Va’a é um clube de canoa polinésia ou havaiana com bases na Praia Vermelha e na Praia da Urca, no Rio de Janeiro. No clube, é possível vivenciar a iniciação, participar de passeios, trabalhar o aspecto técnico (escola e treinos regulares), participar de eventos e competições.

arthur_filha